Mindfull Eating: Alimentação Intuitiva
- Aline Cristofolini
- 24 de mar. de 2022
- 3 min de leitura
Vivemos em um mundo no qual o estilo de vida é acelerado e a sensação da falta de tempo é constante. Com inúmeras modificações nos eixos sociais, econômicos e culturais da sociedade, a relação com a alimentação também foi transformada significativamente. Seguindo o ritmo apressado da dinâmica social, o ato de se alimentar tornou-se sinônimo de agilidade, pois o comer fica cada vez mais desatento e desconexo do momento da refeição, sendo assim perde sua importância. Em decorrência disso, há um distanciamento do alimento e uma alienação quanto à sua origem e produção, significado, prazer e necessidade, o que pode gerar consequências negativas para nossa saúde.

Ao longo dos anos, houve um enfoque muito literal sobre o alimento ao reduzi-lo somente aos seus valores nutricionais, sem considerar todo o contexto em que a comida e os seus consumidores se encontram. Em contrapartida, entende-se que a alimentação engloba várias esferas institucionais, sendo elas agrícolas, culturais, ambientais e comportamentais. Nesse mesmo momento surge uma busca incessante por padrões físicos corporais e padronizações de uma alimentação restritiva vista como adequada para que se atinja o ideal de corpo perfeito, interferindo negativamente na saúde física e mental.
Com o objetivo de alcançar formas mais saudáveis de se relacionar com a comida, tanto no nível fisiológico, quanto no psicológico, surge a ciência do Mindful Eating, que pensa no alimento como um sistema integrado e reconhece a sua funcionalidade na mudança efetiva do comportamento alimentar.
Ciência qual veio de origem do Mindfulness (ou atenção plena), que é descrito como um estado de consciência que emerge por meio da atenção que se tem, de forma intencional, ao momento presente, sem julgamento. Por ser um estado de consciência, o Mindfulness pode ser desenvolvido e treinado, por meio de práticas formais e informais.
Com olhar especial para a atenção aos aspectos relacionados ao comer e a comida, emerge o Mindful Eating ou “comer com atenção plena”. O Mindful Eating preconiza que os sujeitos façam suas escolhas alimentares de forma consciente e atenta aos sinais físicos de fome e saciedade. Outra premissa importante é a atenção a toda experiência envolvida no comer, notando os efeitos da comida nos sentidos e nas sensações físicas e emocionais que ocorrem antes, durante e após a alimentação, com abertura e sem julgamentos.
Alguns estudos mostram que a utilização do Mindful Eating nas doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, HAS e DM), possuem resultados positivos na redução no ganho de peso, na fome e a alimentação emocional, proporcionando uma melhor qualidade de vida, além de ser uma intervenção preventiva ou adjuvante no diabetes de tipo I e II e na hipertensão. Além de mostrarem melhoras significativas em transtornos alimentares como anorexia, bulimia e transtornos de imagem, tornando-se ferramenta importante no processo de mudança de comportamento alimentar.
Como praticar?
Respeite os sinais de fome e saciedade
Tenha horários e rotinas
Coma devagar, mastigue por mais tempo
Sirva-se de porções menores
Sente-se a mesa, em lugar calmo
Respire e relaxe antes de comer
Tome água para melhorar sua percepção
Se desligue do celular, TV e foque apenas a comida
Coma os alimentos como se fosse a primeira vez
Envolva todos os seus sentidos de visão, tato, paladar, olfato e audição
Praticar técnicas de meditação e respiração diariamente
Tudo isso faz com que melhoremos nossa conexão com o ato de se alimentar e com a comida, tornando-a assim um momento prazeroso e mais presente nas nossa vidas, mudando toda forma com que estivemos um dia habituado e em consequência trazendo inúmeros benefícios para a saúde da mente e do corpo.
Referencias:
BEZERRA, Maria Beatriz Guega Silva. ESTRATÉGIA DE MUDANÇA DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR PARA INDIVÍDUOS COM EXCESSO DE PESO BASEADO EM MINDFUL EATING: UMA REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA. Universidade Federal de Pernambuco, Curso de Graduação em Nutrição, Vitória, 2019.
BARBOSA, Mariane Rodrigues et al. Mindfulness, mindful eating e comer intuitivo na abordagem da obesidade e transtornos alimentares. Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool Drogas, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 118-135, 2020.
VIANA, Mayara Simões. REFLEXÕES SOBRE O MINDFUL EATING E ANÁLISE DA EFICÁCIA DO PROTOCOLO “EAT FOR LIFE”: UMA REVISÃO
NARRATIVA. Universidade Federal de Uberlândia, Curso de Psicologia, Uberlândia, 2021.
Comments